A odontologia do esporte vem tornando-se cada vez mais importante para manter o bom rendimento e evitar problemas com lesões. A saúde bucal do atleta deve ser motivo de preocupação constante para que os melhores resultados sejam alcançados durante os treinos e competições. Complicações relacionadas à saúde bucal afetam a prática desportiva das mais variadas maneiras e acarretam prejuízos para a carreira. 

Alguns problemas podem prejudicar o equilíbrio, a respiração, além de causar inflamações e infecções. O consumo excessivo de isotônicos e gel carboidrato também é motivo de preocupação, pois esse tipo de bebida causa a erosão dos dentes. 

Um exemplo recente de atleta que obteve melhor performance é o atacante Berrío, do Flamengo. O jogador de futebol usou uma placa reposicionadora mandibular e o procedimento melhorou seu desempenho durante os treinamentos e jogos.

Mas você deve estar se perguntando como esse fato está relacionado à performance do jogador, não é mesmo? A mandíbula funciona como um espécie de cintura do corpo humano. Quando existe um desequilíbrio, o corpo tenta compensar o problema, o que pode acarretar algum tipo de lesão ao atleta.

Independentemente de ser um atleta de alta performance ou amador, os cuidados com a saúde bucal são essenciais para obter resultados positivos. Por isso, reunimos algumas precauções para evitar lesões e não comprometer a saúde bucal do atleta.

Confira abaixo quatro dicas para manter uma boa saúde bucal

  1. Mantenha uma boa higiene bucal. A falta de higiene bucal ou a escovação incorreta pode causar a placa bacteriana, agente causador de uma doença da gengiva chamada periodontite. A doença acarreta prejuízos para os atletas e problemas que prejudicam a performance, como infecções, dores intensas e perda dos dentes. Essas consequências podem impossibilitar o treino e fazer com que o atleta perca o foco, além de alterar a composição corporal e o desempenho físico do atleta. 
  2. Não exagere no consumo de bebidas isotônicas. Qualquer bebida ácida causa a desmineralização do esmalte dos dentes, trazendo a erosão e o desgaste. Além de aumentar o risco de desenvolver cáries. Uma dica: durante os treinos físicos, intercale a ingestão do isotônico com água para minimizar os riscos e evitar as doenças que afetam a saúde bucal do atleta.
  3. Fique atento ao deslocamento dos dentes. Esse tipo de problema prejudica a respiração. Dentes bem posicionados e vias aéreas adequadas são fundamentais na prática esportiva.
  4. Procure um dentista e faça o tratamento dental durante as férias. O calendário é apertado e durante o período de competições o tempo é escasso. Além disso, o ideal é que os tratamento seja feito em situações de sobreesforço, ou seja, durante as férias ou enquanto estiver se recuperando de uma lesão. A ideia é que o atleta esteja mais relaxado para realizar os procedimento necessários.  

Conclusão
Assim como para qualquer pessoa, a dica é: frequente um consultório regularmente. Sabe-se que a vida de atleta demanda tempo e um calendário com muitas viagens para participar de competições. Mas de nada adianta todo esse empenho se a saúde bucal do atleta não estiver boa.



Começar Conversa
Estamos à sua disposição!
Olá!
Como podemos ajudar você?