Escolha uma Página

Após o tratamento ortodôntico há a expectativa de que os dentes continuem perfeitamente alinhados pelo resto da vida. Contudo, estudos a longo prazo demonstram que o movimento dental é um fenômeno fisiológico normal, independentemente do uso de aparelho, e que esses movimentos continuam por toda a vida. Isso acontece principalmente pela tendência das arcadas de diminuírem de tamanho e, consequentemente, os dentes ficarem sem espaço e acabarem “entortando”.

Felizmente, as pesquisam também demonstram que pacientes que usam contenções preservam os dentes alinhados mesmo com as importantes modificações que ocorrem nos arcos durante o crescimento e o envelhecimento.

Dentre as inúmeras opções de aparelhos de contenção, os mais indicados são: Wrap Around e 3×3 para os arcos superior e inferior, respectivamente.
Mas por quanto tempo devemos utilizar as contenções?

Infelizmente não há apenas uma resposta para essa pergunta, já que diferentes más-oclusões apresentam diferentes protocolos de contenção. Portanto, para que o uso da contenção seja feito de maneira adequada, um acompanhamento regular de um ortodontista é fundamental. É por meio de visitas periódicas que alterações de normalidade são interceptadas e que ajustes nos aparelhos de contenção são executados para que os mesmos continuem a cumprir suas funções adequadamente.

Além disso, especialmente no caso das contenções inferiores, profilaxias (limpezas) devem ser realizadas frequentemente para que danos nos tecidos de suporte (gengiva e osso) não aconteçam pelo acúmulo de placa ou tártaro.

E você? Tem alguma dúvida a respeito das contenções? Fique à vontade para nos questionar.

Texto escrito pelo Dr. Henrique Damian Rosário, CRO 7127.



Começar Conversa
Estamos à sua disposição!
Olá!
Como podemos ajudar você?