Escolha uma Página

Harmonização Orofacial

Harmonizar o sorriso com a face é algo muito buscado por quem deseja ter maior autoestima ao sorrir. E isso é possível com a harmonização orofacial, um tratamento estético que virou tendência entre celebridades, como Angelina Jolie e Grazi Massafera. Você já ouviu falar?

A Harmonização Orofacial são procedimentos realizados pelo cirurgião dentista em sua área de atuação, que visam o equilíbrio estético e funcional da face.

São analisadas e trabalhadas as medidas faciais e dentais visando dar equílibrio para face, estabelecendo as “proporções áureas”, que tornam a face e o sorriso mais bonitos e harmoniosos. 

Os procedimentos mais conhecidos e realizados são aplicação de toxina botulínica, o uso de preenchedores como o Ácido Hialurônico e os bioestimuladores de colágeno,  os fios faciais, o microagulhamento, peelings, skinbooster, bichectomia, lipo de papada e procedimentos estéticos dentários como as lentes de contato e facetas.

São indicados para a suavização de rugas e sulcos, lábios sem volume, assimetrias faciais e labiais, apertamento dentário, bruxismo, bigode chinês, rugas de marionete, sorriso gengival, contorno mandibular, devolver o volume  e sustentação da face, hidratar a pele e estimular produção de colágeno, entre outros procedimentos que visam a “harmonização” da face, rejuvenescendo e melhorando a autoestima do paciente.

Toxina Botulínica

A Toxina Botulínica, também conhecida como Botox® é um medicamento obtido das toxinas purificadas produzidas pela bactéria Clostridium botulinum. A toxina botulínica do tipo A é considerada a mais eficaz para o  relaxamento das rugas da testa e ao redor dos olhos, podendo ser aplicada também na região do pescoço e ao redor da boca. 

 

A dentista realiza uma avaliação da face do paciente e determina, em conjunto com ele, quais serão os músculos que deverão ser tratados, criando uma suavização da aparência das rugas e linhas de expressão.

O tratamento com toxina botulínica é mais eficaz em rugas e linhas de expressão mais finas e evidentes com o rosto em movimento, além de auxiliar na prevenção da formação de novas rugas na pele. Em pacientes com linhas de expressão e rugas muito acentuadas ou visíveis com o rosto parado e a musculatura relaxada, o uso da toxina botulínica deve ser aliado a outras técnicas – como o preenchimento por ácido hialurônico ou fios de PDO– para um melhor resultado.

 

Indicações

  • Correção de Sorriso Gengival
  • Relaxamento de músculos envolvidos no Bruxismo e nas Cefaléias Tensionais
  • Redução de Hipertrofia de Masseter (rosto muito quadrado) 
  • Paralisação de músculos em Rugas e linhas de Expressão

Os efeitos da aplicação da toxina botulínica na musculatura da face não são imediatos, há um intervalo de tempo geralmente de três a sete dias entre a aplicação e o início dos efeitos na musculatura.

A duração dos efeitos da toxina botulínica costumam persistir em média três a quatro meses após a aplicação. O músculo retorna gradativamente a se mover no decorrer desse tempo. Quando a toxina já foi inteiramente metabolizada, o músculo retorna à sua atividade normal.

Preenchimento com
Ácido Hialurônico

O ácido hialurônico (AH), presente em vários cosméticos com a finalidade de hidratar e restaurar peles danificadas, é uma substância produzida naturalmente pelo nosso organismo e que preenche os espaços entre as células garantindo sustentação e vitalidade aos órgãos e sistemas.

Está presente em vários cosméticos com a finalidade de hidratação e restauração do volume da pele.

Quando a pele é jovem, lisa e elástica, o tecido possui grande quantidade de ácido hialurônico. A medida que o organismo vai envelhecendo, a quantidade de ácido hialurônico diminui, diminuindo a hidratação e a elasticidade da pele o que contribui para a perda de volume facial e o surgimento de rugas, marcas de expressão e flacidez.

Alguns fatores ajudam na diminuição precoce do ácido hialurônico na pele, como o excesso de exposição solar, o stress, cigarro, a falta de hidratação e a má alimentação.

Indicações

  • Aumento do volume perdido ou correção dos contornos do rosto: indicado para a correção dos sulcos como Bigode Chinês, Rugas de Marionete e acima dos lábios(Código de Barras), para o aumento de volume das “maçãs” do rosto, olheiras e redefinição dos contornos da face.
  • Preenchimento Labial: realizado de forma natural, respeitando os traços do paciente. As aplicações do ácido conferem um aumento do volume e aumentam a definição dos contornos do lábio. Pode ser feito também para corrigir/melhorar assimetrias labiais.

 

Contra-indicações

  • Processos infecciosos ou inflamação no local da aplicação;
  • Gravidez e Amamentação;
  • Doenças Autoimunes, como o Lúpus;
    • É um procedimento considerado seguro e os resultados são imediatos, podendo ser visualizados logo depois da aplicação e melhoram ao longo de uma a duas semanas, com a redução do pequeno edema local.

      Podem ocorrer pequenos hematomas (“manchas roxas”) e inchaço no local da aplicação por cerca de uma semana após o procedimento.

      Existem diferentes apresentações de ácidos hialurônicos, que podem ser mais espessos – para locais onde é necessário maior volume – ou mais fluidos, que promovem maior hidratação e menos edema ou inchaço nas áreas aplicadas. Com isso, para cada região do corpo, assim como para cada tipo de indicação, um ácido hialurônico diferente é indicado.

      A duração dos efeitos do AH pode durar de seis meses a dois anos, dependendo do local, do tipo de ácido hialurônico utilizado, da quantidade aplicada e da resposta individual de cada paciente.

    Bioestimuladores de Colágeno

    Bioestimuladores são produtos injetáveis que procuram estimular a formação de colágeno na pele. Indicados para flacidez e melhora da qualidade dérmica. Seus efeitos podem durar de um a dois anos. As substâncias mais utilizadas para esse fim são:

    • Hidroxiapatita de Cálcio – Radiesse, HarmonyCa
    • Ácido Poli-l-lático – Sculptra

    O objetivo principal destes produtos não é o preenchimento, mas sim a bioestimulação decorrente da ação estimulatória nos fibroblastos, células que produzem as fibras colágenas.

    Os protocolos de tratamento sugerem de uma a três sessões, uma vez ao mês, ou a cada 60 dias com manutenções anuais. Dependendo do grau de flacidez o número de sessões será definido. Peles mais jovens geralmente uma sessão já traz uma melhora e serve como prevenção. Peles mais maduras geralmente necessitam de mais sessões e de tratamentos combinados.

    Os efeitos são percebidos em torno de 6 semanas após a primeira sessão com resultado final após 3 meses.

    Fique por dentro de mais novidades,
    confira os últimos posts no nosso blog.

    Atendimento para toda sua família.

    Técnicas Avançadas

    Inovação nos Tratamentos

    Profissionais Certificados

    Entre em contato

    Seg. a Sex. das 8:00 às 19:00

    Rua Irmã Benwarda, 83. Ed. HS Prime, 2 andar. Centro. Florianópolis.

    Começar Conversa
    Estamos à sua disposição!
    Olá!
    Como podemos ajudar você?